Projeto de Extensão CEALD-Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: o desafio da equidade na formação de professores de línguas  

Este é um projeto de extensão que busca a equidade no curso universitário de Letras. Não adianta garantir acesso à universidade, sem que todos tenham condições iguais. Há de se (pelo menos tentar) retirar as barreiras que impedem alunos que vieram de realidades bem diferentes de seguirem em diante de forma "razoavelmente" igualitária. Para tanto, buscamos usar tecnologias digitais, para auxiliar nesse processo de aprendizagem de idiomas. Adotamos uma abordagem colaborativa, seguindo a teoria sociointeracionista, e buscamos a autonomia destes graduandos, procurando respeitar seus estilos de aprendizagem e desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes.

Se trata de uma pesquisa-ação participante que pretende responder às seguintes perguntas:

  • Como formar professores reflexivos que conseguem unir pesquisa a sua prática pedagógica? E que saibam influenciar positivamente no processo de busca por autonomia do educando?
  • Quais estratégias de aprendizagem podem ser consideradas eficazes no processo de aprendizagem de idiomas, para a geração considerada conectada?
  • Como usar as tecnologias digitais para conseguir resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem de idiomas?
  • É possível diminuir os índices de repetência e evasão dos alunos dos primeiros anos do curso de Letras, mas ao mesmo tempo fazer com cada um desses graduandos se torne o principal ator na busca por uma melhora em seu processo de aprendizagem?

Para tanto, buscamos desenvolver as seguintes ações: (a) organizar encontros com grupos de alunos que apresentam dificuldades no aprendizado de línguas estrangeiras; (b) reconhecer estilos diferentes de aprendizagem e buscar desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes para o aprendizado de idiomas; (c) promover discussões sobre aprendizado de idiomas; (d) buscar e/ou desenvolver webquests, sites ou comunidades virtuais que possam facilitar o aprendizado de idiomas; (e) organizar atividades promovendo uma melhora no aprendizado de idiomas; (f) desenvolver pesquisas sobre a influência das novas tecnologias no aprendizado de idiomas; (g) publicar artigos e livros relacionados ao estudo; (h) organizar e participar de eventos relacionados ao desenvolvimento de professores de idiomas.

Como resultado de nosso projeto, esperamos melhorar o desempenho linguísticos dos alunos de Letras recém-chegados à UERJ, e formar professores com olhares mais críticos em relação a utilização de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de idiomas.

Próximos cursos: 

  • Oficinas de Produção Oral  - Inglês (16h) - Período: 23/07 a 15/08/18 - 2ª e 4ª - Horário: 10h40 - 12h20 - somente para alunos de Língua Inglesa 1 - UERJ 
  • Clube de Conversação - Inglês (30h) - Início: Setembro (a confirmar) - Duas turmas: 3ª ou 5ª (tarde) - alunos de Língua Inglesa (UERJ) e professores da rede pública ou privada que queiram se atualizar. Inscrições, local e data: a confirmar.
  • Clube de Conversação - Francês (30h) - Detalhes: em breve
  • Oficinas de Produção Escrita - Português - Detalhes: em breve
  • Teaching English to young learners (15h) - alunos universitários e professores que atuam em projetos bilíngues - Detalhes: em breve
  • Curso online de Língua Inglesa - Em fase de elaboração.

Professora Coordenadora: Janaina da Silva Cardoso

Alunos de graduação que atuam no projeto neste momento:

Bolsista de Extensão:  Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa

Bolsista de Iniciação Científica: Rafael Conceição Falcão

Estagiária Voluntária do Proiniciar: Evelyn Souza Valverde

Estagiária de Iniciação a Docência: Lidiane Cíntia Costa Gomes da Silva

Monitora: Nathália Muniz Cruz da Silva

Voluntária de Iniciação à Docência: Lais Alves Souza da Silva


Professores participantes do projeto: 

Ana Paula Tavares de Moraes Silva Cypriano

Helena da Conceição Gonçalves

Livia Cristina Eccard Pinto 

Marcela Iochem Valente

Naira de Almeida Velozo

Renata Lopes de Almeida Rodrigues

Rodrigo da Silva Campos

Sonia Melo de Jesús Ruiz

Vivian Mendes Lopes


Alunos (Ex-alunos) de pós-graduação que participam do projeto:

Alessandra Cristina Bittencourt Alcantara

Ana Beatriz Simões da Matta

Claudio Ricardo Correa 

Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro

Flavia Elisa Cardoso de Souza

Juliette Rodrigues Vasconcellos

Luciana Braga Carneiro Leão Junqueira

Paulo Roberto de Lima Lopes

Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca

Tessi Carvalho da Silva