Projeto de Extensão CEALD-Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: o desafio da equidade na formação de professores de línguas  

Este é um projeto de extensão que busca a equidade no curso universitário de Letras. Não adianta garantir acesso à universidade, sem que todos tenham condições iguais. Há de se (pelo menos tentar) retirar as barreiras que impedem alunos que vieram de realidades bem diferentes de seguirem em diante de forma "razoavelmente" igualitária. Para tanto, buscamos usar tecnologias digitais, para auxiliar nesse processo de aprendizagem de idiomas. Adotamos uma abordagem colaborativa, seguindo a teoria sociointeracionista, e buscamos a autonomia destes graduandos, procurando respeitar seus estilos de aprendizagem e desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes.

Se trata de uma pesquisa-ação participante que pretende responder às seguintes perguntas:

  • Como formar professores reflexivos que conseguem unir pesquisa a sua prática pedagógica? E que saibam influenciar positivamente no processo de busca por autonomia do educando?
  • Quais estratégias de aprendizagem podem ser consideradas eficazes no processo de aprendizagem de idiomas, para a geração considerada conectada?
  • Como usar as tecnologias digitais para conseguir resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem de idiomas?
  • É possível diminuir os índices de repetência e evasão dos alunos dos primeiros anos do curso de Letras, mas ao mesmo tempo fazer com cada um desses graduandos se torne o principal ator na busca por uma melhora em seu processo de aprendizagem?

Para tanto, buscamos desenvolver as seguintes ações: (a) organizar encontros com grupos de alunos que apresentam dificuldades no aprendizado de línguas estrangeiras; (b) reconhecer estilos diferentes de aprendizagem e buscar desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes para o aprendizado de idiomas; (c) promover discussões sobre aprendizado de idiomas; (d) buscar e/ou desenvolver webquests, sites ou comunidades virtuais que possam facilitar o aprendizado de idiomas; (e) organizar atividades promovendo uma melhora no aprendizado de idiomas; (f) desenvolver pesquisas sobre a influência das novas tecnologias no aprendizado de idiomas; (g) publicar artigos e livros relacionados ao estudo; (h) organizar e participar de eventos relacionados ao desenvolvimento de professores de idiomas.

Como resultado de nosso projeto, esperamos melhorar o desempenho linguísticos dos alunos de Letras recém-chegados à UERJ, e formar professores com olhares mais críticos em relação a utilização de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de idiomas.

Alguns de nossos cursos: 

  • CEALD MOOC Camps (6 semanas) - Em parceria com RELO Office (Embaixada Americana)
  • Conversation Club - Inglês (30h)  - alunos de Língua Inglesa (UERJ) e professores da rede pública ou privada que queiram se atualizar. 
  • Lire Ensemble - Francês (30h) - alunos de graduação de Língua Francesa (UERJ)
  • Oficinas de Produção Escrita - Português - Detalhes: em breve
  • Teaching English to Young Learners (20h) - alunos universitários e professores que atuam em projetos bilíngues
Informações: projetoceald@gmail.com


Professora Coordenadora: Janaina da Silva Cardoso

Alunos de graduação que atuam no projeto neste momento:

Bolsista de Estágio Interno Complementar:  Caroline Cabral Ladislau

Bolsista de Extensão: Ana Beatriz Morais de Souza

Bolsista de Extensão: Olivia Menezes do Nascimento

Bolsista de Iniciação Científica: Natália Azevedo Lapa e Silva

Voluntária de Iniciação Científica: Flavia Sobral de Holanda Maia

Voluntário de Iniciação Científica: Lucas Barbosa Goes Marques

Voluntário de Iniciação Científica: Maria Clara Prandini Usttrito Pontes 

Estagiária Voluntária do Proiniciar: ---

Estagiária de Iniciação a Docência: Amanda Alcântara de Melo

Monitora: Julia Apolinário Canelhas


Professores participantes do projeto: 

Alejandra Judith Josiowicz

Alexandre Mendes Correa

Aline de Souza Ritto 

Ana Paula Tavares de Moraes Silva Cypriano

Bianca Walsh

Carlos Eduardo do Prado 

Cintia Regina Lacerda Rabello 

Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva 

Deborah Gutierrez Tavares

Fernanda Vieira de Sant'Anna

Gysele da Silva Colombo Gomes

Helena da Conceição Gonçalves

João Marcos Reis Farias 

Livia Cristina Eccard Pinto 

Luísa Leite Santos de Freitas

Marcela Iochem Valente

Maria Ruth Machado Fellows

Mariana da Costa Valim

Michelle Valadão Vermelho Almeida

Mônica de Medeiros Villela

Naira de Almeida Velozo

Patricia Bertoli Dutra 

Patricia Helena da Silva Costa

Renata Lopes de Almeida Rodrigues

Renata Suraide Silva da Cunha Branco

Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke 

Rodrigo da Silva Campos

Roza Luiza Caiado de Castro Accioly 

Wellington Couto de Almeida 


Alunos (Ex-alunos) de pós-graduação que participam do projeto:

Alessandra Cristina Bittencourt Alcantara

Ana Beatriz Simões da Matta

Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa

Cassandra de Oliveira Rodrigues 

Claudio Ricardo Correa

Daniele Alves Ribeiro 

Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro

Flavia Elisa Cardoso de Souza

Flavio de Souza 

Glaucia da Silva Morais Acioli de Lima

Juliette Rodrigues Vasconcellos

Layse Henrique da Costa Kitagawa

Luciana Braga Carneiro Leão Junqueira

Luciana Maria da Silva Figueiredo 

Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca

Paula Cristina Rangel  da Costa

Paulo Roberto de Lima Lopes

Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca

Rafael Conceição Falcão

Raquel Freitas de Lima

Renata dos Santos Costa  

Tessi Carvalho da Silva

Victor Gil Mazzoleni Reis 

Viviane da Costa Bastos